
O fato do futebol ser um esporte que atrai todo o tipo de público e atinge multidões é algo que todo mundo já sabe. Mas o que será que ele tem de tão atraente, será que é só a mídia que gira ao redor dele que o faz ser tão brilhante ou existe mesmo algo tão supremo no esporte bretão?
Expandir/Recolher
Analisando friamente, podíamos considerar o futebol como um esporte em que os jogadores, divididos em 2 equipes, precisam, sem intervenção de suas mãos, colocar a bola no gol da equipe adversária. Meio simples para algo tão popular né? Mas não é só isso que importa, pelo menos na visão dos fãs das artes e da beleza futebolística.
O drible, a ginga, coisas que parecem mágicas, a ultrapassem de um adversário à outro, utilizando um artifício que o torna superior a ele. Na visão do marcador, que precisa ao mesmo tempo evitar a passagem do craque, desarmá-lo na bola e também cumprir sua função tática (como não deixar espaços vazios), esses movimentos não premeditados, não treinados, não escritos em seus relatórios de como se deve jogar bola... Movimentos que o deixam paralisado, ele não responde imediatamente à ação...
Esse momento, por mais curto que seja, dá vantagem ao habilidoso em cima do carrancudo boleiro. Pareceu simples? Então que o diga o chute e a curvatura da bola e seus efeitos que contrariam à fisica, na tentativa de enganar os goleiros! Que o diga o passe longíquo e certeiro, buscando o atacante livre! Que o diga o goleiro e sua solidão, última esperança da equipe, quando faz uma defesa espetacular! Que o diga!
Mas o futebol não possui só a magia pura e simples dos 11 x 11. Existe todo um lado psicológico. Todo um trabalho de equipe. De que adianta 11 cracassos, os melhores do mundo, de um lado do campo? Eles não vão ganhar sempre! Isso que torna o futebol extraordinário, porque ele é altamente imprevisível. Não se sabe como está o lado humano do futebolista naquele momento. Se ele está totalmente focado ou se está passando por problemas, e na hora do jogo sente aquele peso.
A torcida, na sua inalcançável sede por vitórias, empurra o time em direção à luta, tornando aqueles jogadores bravos guerreiros! O técnico, que como general de guerra, arma sua defesa, seu ataque, busca as melhores oportunidades para deferir o ataque fatal! Os campeões, equipes que ultrapassaram seus limites, esqueceram suas fraquezas humanas e foram premiados com a imortalização, o título... a glória!
É amigos... o futebol é tudo isso, e muito mais! O futebol é a representação da vida, da luta, de vitórias e derrotas! E aliás... quem sou eu para descrevê-lo? Carrinho feio, vou tomar cuidado para não ser expulso...
Até mais,
Grodrigues
0 comentários:
Postar um comentário